Categorias: Brasil Gastronomia

Hachiko: viagem gastronômica em pleno Rio Antigo

Publicado por
Renata Araujo

O Hachiko, restaurante asiático que fica no coração do centro do Rio, pertinho do lindo Paço Imperial, está com novidades.  O trio de renomados chefs Ciça Roxo, Joca Mesquita e Ana Carolina Salles, trouxe novas criações para o menu degustação. Sempre inovando e de olho na receptividade dos clientes, os pratos vão variando de acordo com o que eles mais aprovam, já que o proprietário Maurício Eskinasi faz questão de manter uma relação bem próxima com os comensais. Por isso uma ida ao Hachiko sempre irá trazer boas surpresas.

A proposta dos três chefs é oferecer uma autêntica viagem gastronômica. As novas criações nos levam ao Peru, Indonésia, Índia, Japão, passa pela Península Ibérica com pratos inspirados em Portugal e Espanha, e marca presença no Brasil com ingredientes típicos da Amazônia. E são tantas opções na degustação que a sensação é de estar num expresso fazendo uma super viagem por esses países todos!

Começamos bem já na entrada: um mix com maquis de salmão com creme de maracujá, atum com ganache de gorgonzola, spicy salmon, atum caramelizado com castanhas e salmão com foie gras. Difícil dizer qual o melhor!  O salmão mais picante e o toque de gorgonzola são pefeitos.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Depois começa a verdadeira viagem. Cada prato tem uma história por trás, uma inspiração na cultura do país onde determinados ingredientes são mais usados. A causa de camarão com salsa de manga, por exemplo, é uma homenagem as “causas” peruanas, quando as mulheres cozinhavam para arrecadar dinheiro enquanto os homens guerreavam. O pincho de milho, uma espécie de muffin, com queijo grana padano com tiras de pimentão vermelho e javali à Alentejana, é muito saboroso e dá vontade de bis. O cubo de mignon de javali e vôngoles salteados representam a cozinha portuguesa e espanhola. É mesmo uma viagem de sabores e culturas!

Algumas sopas e cremes inovam e surpreendem, como a sopa de camarão e manga ao Tucupi com macarrão soba, o maior toque de brasilidade desse cardápio, mas com uma fusão de influência oriental. O confit de pato com frutas em seu próprio molho também vem na medida certa. Destaque especial  para o cappuccino de cogumelos. Um mix delicioso que dá um sabor maravilhoso, lembrando a bebida à base de café ao mesmo tempo em que deixa o sabor dos cogumelos muito presentes. Acertaram na textura também. Divino!

Uma das estrelas do menu degustação certamente é o mix do sushi bar, com sua mistura nipônica e peruana. Servido com ceviche de cavaquinha, ceviche de salmão em maracujá, ceviche de peixe branco ao leite de coco, robata de salmão com haddock defumado e salmão skin especial também foi um dos que mais agradou. Em seguida a arraia na manteiga de açafrão com cogumelos salteados e salsa de manga encerra a parte de peixes e frutos do mar.

Mas as criações não param por aí.  Ou talvez o melhor tenha sido deixado para o final, já que o cordeiro com purê ao pesto e a costela laqueada com pimenta de abacaxi servidos em seguida são das melhores coisas que já comi.  Merece até ser apreciado como prato principal! Vale lembrar ainda que os clientes podem pedir livremente do sushibar peças tradicionais como os cortes de sashimis.

Tudo isso foi muito bem acompanhado de um vinho branco chileno Sauvignon Blanc, o Anakena, da região do Vale Central. Para esse tipo de menu a casa recomenda harmonizar com uvas brancas e uma boa pedida também pode ser um Chardonnay.

 

E para encerrar uma duplinha na sobremesa: duo de brownie, chocolate branco, chocolate preto, chantilly e raspa de laranja vai muito bem. E acompanhando um mini pavê de limão muito leve e gostoso.

O Hachiko acertou na proposta de viagem pela culinária mundial. O pequeno sobrado em estilo colonial fica na região onde era o chamado Rio Antigo, e recebe a todos com personalidade e um atendimento muito atencioso!

End: TRAVESSA DO PAÇO 10 • SOBRADO • CENTRO • RIO DE JANEIRO

+55 21 2533 6366 • 2210 1950

SEGUNDA A SÁBADO: 11:30 ÀS 16:00 • 18:00 ÀS 23:00

Por: Monica Barros

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Leia mais:

La Carioca – cevicheria no Rio

Casa Momus – ótima opção de almoço no Centro

Restô – um charme de restaurante em Ipanema

Jantar harmonizado no Quadrucci

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás