terceira pizza

Por Monica Barros

Esse ano o Festival Fora de Série da Pizzaria Bráz está com um projeto lindo que faz uma viagem de volta às raízes: o Imigrante. Três imigrantes italianos desenvolveram ingredientes exclusivos para o restaurante em  uma edição limitada que vai até 30 de setembro. A ideia era trazer ingredientes que não encontramos aqui e elaborar novas pizzas.

pizzaria braz no rio

O resultado foram três pizzas deliciosas com  um diferencial que se sente na primeira garfada: os sabores marcantes dos três ingredientes utilizados. As receitas inéditas deram origem a pizzas ao mesmo tempo simples porém muito saborosas. Cada pedaço faz lembrar da Itália e tudo que seus aromas e sua culinária nos remetem, o que não precisa ser algo rebuscado, mas sim algo que nos mostra as verdadeiras raízes italianas. Essa 6º edição do Festival sem dúvida nos trouxe isso, já que esses três imigrantes italianos, pequenos produtores que já eram fornecedores da Bráz, têm uma bagagem cultural grande.

pizzaria braz no rio

A primeira criação foi a Sopressata de Gioi. Feita com um sopressata  da região de Gioi Cilento, pequena cidade italiana, é um embutido composto das partes mais nobres do porco, elaborada por Aurélio Cinque, mestre salumeiro em São Paulo. Com o sabor do tomate fortemente presente na pizza, resultou numa combinação muito rica. Bastante consumida no inverno, é temperada com sal, pimenta e erva-doce.

pizzaria braz no rio

A segunda pizza com base de mozarela é a Pallone de Gravina, feita por Franco Auricchio e Mario Turi, também de São Paulo. Utilizando mussarela de búfala maturada, tradicionalmente essa receita é feita na região de Puglia, e sua cura leva cerca de três meses, que é o ponto ideal para o queijo derreter na pizza. Um absurdo de bom…

pizzaria braz no rio

Já a terceira pizza apresentada, a Imigrante, reúne esses dois ingredientes juntos na cobertura, resultando numa explosão de sabores deliciosos.

pizzaria braz no rio

Todas as três pizzas foram desenvolvidas com a massa de fermentação natural criada por Raffaele Mostaccioli, com grano duro e grano tenero de trigo, o que confere ainda mais leveza na degustação. Todo o processo é artesanal, como costuma ser feito no sul da Itália. Por tudo isso a casa que já tem o maior clima italiano está agora proporcionando aos seus frequentadores uma experiência marcante, onde não só sabores, mas também histórias de famílias de imigrantes e suas cidades de origem estão sendo levadas à mesa.

pizzaria braz no rio

No aconchegante e informal ambiente da pizzaria, agora com um salão reformado bastante amplo, próxima da área ao ar livre nos fundos do restaurante, difícil é escolher qual pizza provar dentre o extenso cardápio, além dessa edição especialíssima. Mas para felicidade de todos, é provável que a Sopressata entre no menu permanente. Vamos torcer porque assim teremos sempre um pouquinho da Itália mais próximo do Rio!

pizzaria braz no rio

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Leia mais:

Harmonização de vinhos na Pizzaria Stravaganze

Eccelenza, gastronômico em Ipanema

Terrazza Azurra – novidades no restaurante da Barra

Do Horto, um simpático restaurante no Jardim Botânico

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.