Feijoada Nota 10 – Rio Gastronomia

Tive o prazer hoje de ser jurada da Feijoada Nota 10, um dos eventos do Rio Gastronomia, promovido pelo Jornal O Globo, que vai escolher a melhor feijoada das quadras das escolas de samba cariocas. Coube a mim, julgar a da União da Ilha, o que, não chegou a ser nenhum sacrifício, devo confessar.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

                  Chef Jair Pereira da Silva

A feijoada acontece todo segundo domingo do mês e é feita pelo chef Jair Pereira da Silva, que trabalha na quadra há quatro anos. Jair faz o prato para até mil e duzentas pessoas e leva três dias preparando a feijoada, que é aberta ao público. Cada domingo, um conjunto diferente de samba se apresenta.

Os jurados receberam algumas dicas para avaliar a feijoada que valem para toda a vida, a começar pela temperatura e sabor, que são essenciais.  Mas para julgar, devemos prestar atenção em vários quesitos:

Feijão

– equilílbrio fundamental entre sal, temperos, pimenta e gordura (que não deve ser em excesso).

– o prato nunca pode parecer requentado

– a textura deve ser cremosa, nem muito grossa, nem muito rala

– a qualidade dos ingredientes é importante; as carnes não devem ter muita gordura e o feijão deve desmanchar na boca

– a feijoada deve estar fresca, caso contrário, os grãos se quebram

Carnes

– devem estar cozidas mas mantendo a forma para que possamos distingui-las e sem excesso de sal

– variedade: paio, linguiças, carne seca, lombo, salgado e fresco, pé, rabo, orelha, focinho, costelinhas frescas e defumadas, língua

Couve

– brilhosa e aldente, mas sem excesso de gordura e sem alho queimado que amarga a couve

Farofa

– úmida e torradinha, sem gosto de fumaça e sem excesso de bacon e linguiça

Laranja

– madura e doce, pode ser em rodelas sem pele branca ou gomos

O samba, que não pode faltar numa feijoada de quadra de escola de samba, naturalmente

Arroz

– branco e soltinho sem excesso de gordura e alho queimado

Além disso, tínhamos que analisar o clima da quadra, a animação, a música e o serviço: organização e simpatia da equipe, que aliás, não deixou nada a desejar.

A simpática porta-bandeira Cristiane Caldas

 

Comunidade presente na feijoada da União da Ilha

As baianas da Ilha provam a feijoada da escola de coração.

 

Matéria no site do Rio Gastronomia, clique aqui se quiser ler tudo.

No próximo sábado, a feijoada será na quadra da São Clemente, no centro, e no domingo, dia 26, sai o resultado em uma festa  na Cidade do Samba, com o encerramento do Rio Gastronomia, e show do Diogo Nogueira.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!