Chile

Tudo sobre o Valle Nevado: resort e estação de esqui no Chile

Publicado por
Duda Vetere

Estivemos pela segunda vez na maior estação de esqui da América do Sul! Nossa editora-chefe Renata Araújo conheceu Valle Nevado em 2016, e nossa editora-assistente, Duda Vétere, acaba de voltar de lá! Certamente o Valle Nevado no Chile é o lugar mais perto do Brasil para ver neve. É só pegar um voo para Santiago (3h30 de SP ou 4h30 Rio) e andar mais uma hora e meia de carro para chegar ao alto da montanha. O complexo, que fica a 3 mil metros de altitude, tem 85% de dias ensolarados e a melhor neve do Chile, com uma área esquiável de 900 hectares e mais de 40 pistas. A temporada deste ano vai até setembro, então quem está a fim de fazer uma viagem de inverno, não pode perder. Acabamos de voltar de lá e vamos compartilhar abaixo todas as nossas dicas do Valle Nevado.

Aproveite para ler também mais dicas do Chile:

Aliás, se estiver com planos de ir para o Chile, aproveite para conferir nossas sugestões de hotéis, e reserve o seu AQUI com o Booking, nosso parceiro!

Conheça o Valle Nevado: resort e estação de esqui no Chile

O Valle Nevado conta com três hotéis: o primeiro de mesmo nome, com saída diretamente para as pistas de esqui, ideal para casais, o Três Puntas a 150 metros das pistas e indicado para quem vai com amigos, e o que ficamos hospedadas, Puerta del Sol, a 50 metros das pistas e ótima opção para quem vai com a família. Eles estão bem perto um do outro e as áreas comuns, como academia, piscina e restaurantes podem ser usadas pelos hóspedes dos três hotéis.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O hotel Puerta del Sol
Hotel Valle Nevado
Hotel Tres Puntas
Áreas comuns interligam os hotéis

Os 124 quartos do Puerta del Sol contam com duas camas e alguns deles podem ser interligados, já que muita gente viaja em grupo. Mas quem preferir uma cama de casal, é só pedir às camareiras para juntar as camas. Os quartos com vista tem o bônus da varanda e são um pouco mais caros, mas o visual é deslumbrante! Assistir o amanhecer e o entardecer nas montanhas é inexplicável.

O quarto no Puerta del Sol
Duda Vetere na varanda em Valle Nevado
Entardecer espetacular no Valle Nevado

Na hora do check in, o hóspede recebe o ingresso de esqui, imprescindível para ter acesso às pistas e aos teleféricos e gôndolas. Ou seja, mesmo se você não for esquiar, você vai precisar dele. Há um transporte gratuito que leva os hóspedes dos hotéis até o acesso às gôndolas, teleférico e o Bajo Zero, que falaremos mais dele logo abaixo.

Gôndola em Valle Nevado
O onibus que leva os hóspedes até a Curva 17
As gôndolas
A vista das pistas

A estrutura da estação de esqui no chile

Ao todo, os hotéis tem cinco restaurantes e quatro bares, mais o bar da piscina, que é uma ótima opção pós esqui, já que, naturalmente, ela é aquecida e ideal para relaxar depois de um dia intenso de exercício físico, além do visual impressionante da Cordilheira dos Andes. Assistir o pôr do sol ali, de fato, é inesquecível. O céu parece até pegar fogo.

Que tal uma piscina aquecida na neve?
Fim do dia no Valle Nevado
Duda Vetere na piscina do Valle Nevado

Alias, veja aqui o video da Renata Araujo no Valle Nevado e aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube:

É preciso saber esquiar?

Quem vai para a estação de esqui no Chile pela primeira vez e nunca esquiou, não precisa se preocupar. É possível fazer aulas particulares – com mais de 100 professores bilíngues – e em grupo, tanto crianças, como adolescentes e adultos, desde o nível principiante a avançado, em esqui ou snowboard todos os dias. Foi a minha estreia no esqui, então aproveitei para fazer dois dias de aula, com uma instrutora muito simpática e atenciosa, a italiana Viola! Aluguel de roupa e o equipamento completos, todas em bom estado e das melhores marcas estão disponíveis. O ideal é passar as informações sobre tamanho e peso na hora que fizer sua reserva. Além disso, o staff fica à disposição para ajudar o hóspede na escolha da melhor roupa e equipamento.

Aluguel de roupas
Aluguel de equipamentos
Todo o processo que precisa ser feito no primeiro dia de aula
Duda Vetere estreando no esqui

Além disso, uma das novidades desta temporada é uma aula coletiva de duas horas gratuitas para quem adquirir o pacote de equipamentos + ingresso. Confesso que achei um esporte difícil e diferente de tudo que conhecemos! É preciso muita força e equilíbrio, mas com a prática a gente vai ganhando mais confiança e se sentindo mais segura! No segundo dia, descemos de teleférico para a pista dos iniciantes e foi uma delícia poder praticar mais, com direito a tombos, é claro! rs.

A pista de iniciantes do Valle Nevado
Certamente foi uma estreia animadora no esqui!

Valle Nevado com crianças

O Valle Nevado é um ótimo destino para ir com as crianças, pois conta com serviço de creche gratuita para crianças a partir de 3 anos, assim como aulas exclusivas de esqui para as crianças entre 4 e 11 anos. Além disso, os hotéis estão super bem estruturados para receber os pequenos e oferecem atividades diárias, como, por exemplo, kid’s zone, sessão de cinema, etc.

Aulas para crianças
Uma fofura, aliás!

Quem não esquia tem o que fazer na estação de esqui no Chile?

Certamente! Quem não esquia pode pegar o teleférico e ir até o Bajo Zero, uma zona com restaurante, e onde você também pode apreciar a vista deslumbrante da Cordilheira, ver os outros esquiarem ou simplesmente curtir a neve!

A vista das gôndolas
Certamente o Valle Nevado é um ótimo destino, divertido e perto do Brasil!
Quem quiser pode tomar um drinque ou comer algo por lá
O restaurante no Bajo Zero

Além disso, dá para ir à academia, fazer aulas de alongamento e yoga, além de dar um pulo no spa, fazer tratamentos de beleza (ou manicure e pedicure) e massagens terapêuticas. Vale lembrar que as pistas só ficam abertas até às 17hs. Então, se você está com outras pessoas que esquiam, elas vão ter que voltar a esta hora de qualquer maneira. Aí, é aproveitar a piscina aquecida, o happy hour e depois o jantar, o pub, com música ao vivo e karaokê. Tem restaurante italiano, francês, buffet.. Ou seja, atividades não faltam na montanha. Ah, e todos os sábados acontece a Descida das Tochas, onde todos os instrutores descem as pistas, de noite, com tochas na mão!

Leia também: como fazer uma mala de inverno.

Academia
Sala de exercícios
O pub durante o dia
Que tal tomar um vinho com essa vista?

Quem não está hospedado no resort e estação de esqui pode esquiar lá?

Se você não está hospedado em Valle Nevado e quer ir apenas passar o dia, também é possível, seja para esquiar ou apenas visitar. Na altura da curva 17, há uma zona de serviço onde é possível comprar um day pass e alugar roupa e equipamento. Ali mesmo, você pega a gôndola que dá acesso às pistas. O espaço de 7.300 metros quadrados conta com escola de neve, vestiário, estacionamento, etc. Não é preciso pagar para entrar no Valle Nevado, você vai pagar pela aula de esqui, aluguel de equipamento e/ou viagem de teleférico.

Escola de neve na estação de esqui no chile

Dá pra alugar um apartamento em vez de ficar no hotel?

Alugar apartamento no Valle Nevado também pode ser uma opção. Inaugurados em 2014, os quatro prédios oferecem apartamentos de 2 a 4 quartos, com 2 banheiros, ideais para famílias que querem curtir a montanha. Eles contam com sauna, jacuzzi, academia, armários e serviço de zeladoria 24h todo o ano e os inquilinos podem desfrutar da mesma infra estrutura de quem está hospedado nos hotéis.

E quem já esquia muito?

Quem já é fera no esqui pode chegar às pistas de helicóptero, com Heli Ski, baixo a supervisão de guias experientes em montanha e equipamentos de segurança de ultima geração. É possível ter uma visão incrível das geleiras, vulcões ativos e da melhor neve para esquiar. As várias montanhas inexploradas oferecem diversas possibilidades e pistas e os guias podem selecionar de acordo com o nível dos visitantes, com algumas acima dos 4.000 metros de altitudes e descidas de até 2.000 metros.

Pistas no Valle Nevado, de fato um cenário deslumbrante

Dá pra ir ao Valle Nevado durante o verão?

Valle Nevado abre para visitação durante o verão, mas os hotéis ficam fechados. Então, o passeio tem que ser bate e volta de Santiago. É possível andar de teleférico, fazer cavalgadas, caminhadas, trilhas, andar de bicicleta e almoçar no alto da montanha. A paisagem, obviamente é outra, mas não quer dizer que não seja bonita.

Orientações para ir de carro até  VN

Quem pretende ir a Valle Nevado deve prestar atenção aos horários da estrada. Portanto, para evitar engarrafamentos, o trânsito na rota G-21 (estrada de acesso a Valle Nevado) funciona assim: Segunda a sexta (exceto feriados), subida e descida durante todo o dia. Sábado, domingo e feriado, subida entre 8h e 13h. Descida entre 15h e 20h. Sem restrição entre 20h e 8h do dia seguinte. Somente durante a temporada de Inverno: Sábado, domingo e feriado restante do ano. Subida e descida durante todo o dia. 

Vale lembrar que a estrada é cheia de curvas, estreita e perigosa – ainda  mais com neve. O ideal mesmo é contratar um serviço de transfer até lá. É só entrar em contato com (56) (2) 477 77 05 ou  reservas@vallenevado.com

Para mais informações, acesse o site oficial do Valle Nevado.

As jornalistas viajaram a convite do Valle Nevado, asseguradas pela GTA e conectadas com O Meu Chip.

Texto e Fotos por Duda Vetere e Renata Araujo

Julho de 2016. Atualizado em Julho de 2023.

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

7 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

21 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás