Categorias: Restaurantes no Rio

Degustação de vinho às cegas no Cavist

Publicado por
Duda Vetere

Por Monica Barros

Uma degustação de vinho às cegas no Cavist. Essa deliciosa brincadeira foi trazida ao Rio pelo restaurante, que apresentou em novembro a mais uma edição do Blind Tasting & Sale, em Ipanema. A casa já é referência em vinhos na cidade, e acertou em cheio fazendo uma noite diferente e informal para abordar um assunto que às vezes é encarado com muita seriedade. E já que a ideia é aperfeiçoar cada vez mais o paladar dos amantes dessa bebida, nada melhor do que aguçar os sentidos e descobrir novos sabores.

Já na chegada à graciosa casa na Rua Barão da Torre, os convidados receberam um livreto para fazerem todas as anotações sobre suas observações. A degustação foi dividida em quatro estações com 16 rótulos. Todos devidamente embalados para que não pudessem identificar qual estava experimentando. Em cada uma delas, quatro tipos de vinhos. E a orientação era de que a ordem das estações deveria ser respeitada. Uma deliciosa mesa de antepastos foi oferecida a todos os presentes, permitindo saborear um gostoso tira gosto e até mesmo perceber qual combinava melhor com cada tipo de vinho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Primeiramente, todos começaram saboreando os espumantes. Pequenas doses em cada taça para que a degustação não se perdesse no consumo exagerado e na mistura. E no livrinho de anotações, cada um poderia escrever o que achou da aparência do vinho, do aroma, sabor, gosto, e finalmente declarar se havia adorado, apenas gostado, se tinha ficado indiferente ao rótulo, ou se realmente não tinha gostado. Muito divertido!

Depois de duas estações de brancos, foi a hora de provar as estações dos tintos. Alguns imbatíveis, como um bom Cabernet Sauvignon. Uma das melhores combinações que existe é a de queijos e vinhos. Por isso, a pasta de roquefort servida foi muito bem vinda com a degustação dos vinhos tintos. Tudo em meio ao agradável e belo ambiente da Cavist, que além de tudo tem vista para Ipanema no aconchegante segundo andar.

Após as surpresas dessa degustação, os interessados tiveram a chance de comprar alguns dos rótulos preferidos com preços diferenciados. Assim, foi possível levar para casa o que foi provado e continuar a degustação. Sem dúvida um bom exercício para refinar o paladar e saber não só o que buscar e notar ao beber um bom vinho, mas também aprender um pouco mais sobre nossas próprias preferências.

Fotos: Monica Barros

Novembro de 2014.

Leia mais:

40 anos da Dal Pizzol

Rio recebe pelo segundo ano o Mondial de La Bière

Festival de peixes da Amazônia na Churrascaria Palace

Degustação dos vinhos Marques de Casa Concha no Gero

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás