O Ano Novo Judaico (Rosh Hashaná) está chegando e, para comemorar, várias lojas e restaurantes do Rio estão com pratos e quitutes típicos criados especialmente por causa da data. Abaixo uma listinha de alguns lugares e novidades gastronômicas para a comemoração:

 

Arab

Comandado pela chef Vivian Arab, o restaurante Arab é referência da cozinha árabe-judaica e da culinária marroquina no Rio de Janeiro. Com filiais em Copacabana e na Lagoa Rodrigo de Freitas (quiosque), tradição se mistura com criatividade: receitas típicas e criações autorais, do café da manhã  ao jantar.

Arab

Lá, é possível encontrar um capítulo no cardápio inspirado nas receitas tradicionais da culinária judaica, chamado “Noites em Jerusalém”. Entre os destaques, burekas (um pãozinho típico) recheadas de queijo, chambusa (pastel de forno com carne), beigale (outro tipo de pão judaico) de batata ou frango, varenikes (massa leve, cozida, recheada de batata com molho de creme de leite e cebolas fritas), entre outros.

Arab

 

Buffet Monique Benoliel

Há vinte anos no mercado carioca de eventos, o Buffet Monique Benoliel é símbolo de excelência, inovação e luxo. Especializado em atender grandes eventos, é um dos maiores bufês da cidade, localizado na Barra.

Buffet Monique Benoliel

A chef, que dá nome à empresa e é escolha gastronômica de famosos, é a única na cidade a seguir as linhas Kosher e judaica. O principal objetivo é oferecer uma opção diferente, de acordo com as leis alimentares do judaísmo, que atenda as necessidades dessa comunidade na cidade. Entre as sugestões, pratos típicos como guifilt fish (bolinhos de peixe com raiz forte) e o falafel.

Buffet Monique Benoliel

 

Cosa Nostra Deli

A Cosa Nostra Deli, delicatessen de Helio Casagrande, oferece, em Ipanema, opções de guloseimas típicas para estas comemorações do Ano Novo. O destaque fica com barrinhas de chocolate ao leite com damasco, enfeitadas com dizeres típicos da data, além de pães de mel da marca alemã Lambertz, entre eles o saquinho de pães de mel com especiarias coberto com glacê e a caixinha desses doces com especiarias e cobertura de chocolate ao leite.

Cosa Nostra Deli

 

Mil Frutas

A premiada sorveteria Mil Frutas (presente no Leblon, Jardim Botânico, São Conrado e Barra) tem uma variedade de sorvetes artesanais, feitos sem adição de corantes, conservantes ou qualquer aditivo químico. Para as comemorações judaicas deste ano, aposta nos sabores pão de mel e mel com nozes, além do chocolate com damasco e nozes. A escolha pelos sabores com mel aconteceu seguindo a cultura judaica: se uma pessoa deseja uma vida doce, ela deve comer alimentos doces no Ano Novo, sendo o mel um dos mais consumidos.

Mil Frutas

 

Ráscal

Com receitas que se alternam diariamente no sistema rotativo de cardápio, o Ráscal (que tem filiais no Leblon, Botafogo e Barra) oferece opções de saladas, entradas, massas e pratos quentes no menu a preço fixo (R$ 63,00). Entre as possibilidades está também a varenike, o tal pastel de batata e cebola típico da culinária judaica.

Ráscal

Com tanta opção boa, vale experimentar esses diferentes sabores presentes na cidade! Shana Tová!

 

Fotos: divulgação

 

Leia também:

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.