casa momus

Por Renata Araújo

Inaugurada há alguns meses no coração da Lapa, em plena Rua do Lavradio, a Casa Momos vem se firmando como uma ótima opção de almoço para quem trabalha no Centro. Já tínhamos ido lá conferir a abertura, mas desta vez, fui experimentar o almoço. O que  mais chama atenção do restaurante é seu próprio casarão preservado,  do fim do século XIX, e que passou por uma grande reforma e se destaca na tradicional rua do bairro.

casa momus

Ao entrar, nos surpreendemos com suas obras de arte e mobiliário,  entre eles, uma bela mesa do arquiteto Sérgio Bernardes e uma impressionante escultura de acrílico do artista italiano Jacopo Foggini, que ajuda a dar vida ao ambiente. Nota-se que houve muito cuidado dos donos italianos na minuciosa restauração e até ao escolher o nome, que  veio de um antigo café de Paris e serviu de cenário da famosa ópera La Bohème.

casa momusElementos antigos da casa foram reutilizados e muitas vezes ganharam novas funções, como o piso de madeira que virou tampo de mesa e janelas deterioradas, que viraram uma espécie de quadros. Na mesma vibe páginas de livros viraram luminárias bem originais.

casa momus

A ideia foi justamente mesclar o antigo com o moderno, sem esquecer do ambiente notívago onde ele está inserido, obviamente. Exatamente por isso, a Casa Momus fica aberta para jantar até às duas da manhã nos fins de semana.

casa momus

Em termos de  gastronomia propriamente dita, o cardápio tem forte influência mediterrânea e é assinado pela chef Pina Otoni. De petiscos, há os deliciosos bolinhos momus,  com recheio  de carne e azeitona e saborosos croquetes de camarão, ambos aprovadíssimos e que podem acompanhar os  drinks clássicos, como os italianíssimos Spritz, Martini e Negroni, e ainda Apple Martini, Whisky Sour e caipirinhas preparadas com a cachaça Seleta. casa momus

De principal, provei o nhoque de gorgonzola e adorei, e minha companheira de mesa foi no frango guisado com couscus, que também estava ótimo. De massas, há ainda o linguine de lula, camarão, peixe branco e molho de tomate, e o risoto de camarão ao limão.

casa momus

Para adoçar o paladar,  adorei a ideia do  Café Gourmand, um pout pourri de três sobremesas  em mini porções com café espresso, todos servidos em xícaras italianas artesanais. Dei sorte e vieram brownie, tiramisu e mousses de chocolate! Divinos!

image (69)

Seja para almoçar, jantar ou simplesmente petiscar, a Casa Momus vale demais uma ida, mesmo para quem não trabalha no centro. Recomendo!

Fotos: Renata Araújo

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.