Aprazível: restaurante de comida brasileira em Santa Teresa

O Aprazível é um restaurante de comida brasileira em Santa Teresa e vista deslumbrante!

Há muito anos conheço o restaurante Aprazível, quando sua dona, Ana Castilho, ainda morava naquela casa. De lá pra cá, muita coisa mudou. O restaurante aumentou, ficou mais conhecido e virou um lugar essencial para os turistas em passagem pelo Rio conhecerem.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Não é à toa que pelo lindo casarão de Santa Teresa, onde fica o restaurante, já passaram Katy Perry, Amy Winehouse, Sting, Will Smith, Anne Hathaway , Catherine Deneuve e por aí vai.

Depois de estudar no French Culinary Institute, em NY, a mineira Ana, voltou ao Brasil, no fim dos anos 80, trabalhou com Hugo Celidônio no antigo Gourmet e resolveu abrir seu próprio restaurante, com uma cozinha essencialmente brasileira.

De entrada, o carro -chefe da casa é o pão de queijo com linguiça, simplesmente D-I-V-I-N-O, receita 100% mineira da bisavó da Ana.

Como prato principal, sugiro  o bacalhau do pai – outra receita de família: um rocambole de bacalhau no pão de ló e a moqueca de peixe, feita com gurijuba, vindo direto da Amazônia e o arroz com camarão.

Para quem não é chegado a frutos do mar, tem o pernil confitado de porco caipira do cerrado Mineiro, regado com molho de laranja da terra, acompanhado de arroz branco, farofa de cenoura e passas e abacaxi caramelado com hortelã. 

Para as crianças, o frango caseiro com fritas quebra um galho. E como sobremesa, a tradicional tartatin e a banana Santa Teresa.

 

Outro ponto alto do restaurantes é a carta de drinques. Há vários sabores de caipirinhas, como a caipibela, com maracujá, carambola, alecrim e açúcar de gengibre, a caipimentha, com pedaços de abacaxi e hortelã e uma caipiuva especial com uva itália e gotas de vinho branco, a preferida de Katy Perry.

A casa contratou há pouco tempo um super barman, conhecido como Phil, que faz vários shots diferentes, como caviar de cajú e drinques de crowberry de chocolate e morango, mojito de melancia, e o piscinão, famoso coquetel de caju preparado com vodka ou cachaça em copo generoso – é o mago dos drinques. Outra novidade é que agora o restaurante está produzindo a própria cerveja, chamada de A Cerveja.

Além disso, o Aprazível aumentou a adega que agora tem capacidade para 2.700 garrafas. Há um espaço refrigerado especialmente para vinhos brancos, rosés e espumantes a uma temperatura mais baixa do que a dos tintos. E o melhor: da adega se avista a Baía de Guanabara.

E essa não é a única novidade. Para os próximos meses, o restaurante promete inaugurar um elevador, que vai facilitar muito aqueles com dificuldade de locomoção e uma área para as crianças brincarem enquanto os pais almoçam.

 

O Aprazível não é um restaurante barato, mas o cliente paga pela alta gastronomia e pelo ambiente que faz juz ao nome e nos remete a um lugar calmo, com muito verde e bem longe da confusão do centro do Rio.  Além disso, o clima familiar do restaurante, comandado pela própria dona, Ana Castilho,  e pelos seus dois belos e simpáticos filhos, Pedro e João Hermeto, é um diferencial.

Fotos: divulgação e Renata Araújo
Post relacionados:
00 Bistrô, um ótimo restaurante em Ipanema
As surpresas do Q Bar, no Leblon
Degustação de vinhos no restaurante Vieira Souto
La Fiduccia: um restaurante de luxo em Copacabana

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental

Ilhas Cagarras ganha título mundial de preservação ambiental. Arquipelago, a 5km de Ipanema, agora faz…

16 horas atrás

Dia do Churrasco: onde comer a melhor carne no Rio

No dia do churrasco, o YMG te dá opções de onde comer a melhor carne…

16 horas atrás

Os benefícios da viagem ao nosso mundo interior

Na coluna You Must Feel! a psicóloga, Daniela Faertes, fala sobre os benefícios da viagem…

2 dias atrás

Os 100 anos do icônico perfume Chanel Nº5

Os 100 anos do Nº5, icônico perfume da Chanel. Confira a primeira coluna de Paris…

3 dias atrás

5 Mixologistas ensinam drinques com gin para fazer em casa

Drinques com gin para fazer em casa. Aos amantes das bebidas, vale a pena se…

4 dias atrás

Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

No Dia Nacional da Botânica, listamos alguns dos hotéis eco-friendly no Rio e SP. Afinal,…

5 dias atrás